Olá meninas, tudo bem?
Quem acompanha o Mamãe Plena lá no YouTube também viu que nas últimas semanas tivemos uma série de 3 videos muito legais com a participação muito especial da Fisioterapeuta Pélvica e Professora de Pilates Daniela Nogueira. Juntamos as nossas experiências para falar um pouquinho sobre como cuidar da nossa pelve para uma vida mais saudável e para uma gestação mais bem vivida.
A pelve humana, tanto no homem quanto na mulher, é a região da bacia, da cintura. Além das estruturas ósseas que a compõe, é formada por músculos e ligamentos que dentre outras funções, garantem a sustentação de diversos órgãos como a bexiga, o reto e o útero (nas mulheres).
Assim como todos os demais músculos do nosso organismo, está susceptível a uma maior flacidez com o avançar da idade ou com situações de sobrecarga, como ocorre com o sobrepeso ou durante a gestação. Sem um adequado estímulo pode perder a sua capacidade de atuação, e com isso trazer problemas como até mesmo a perda urinária aos esforços.
A gestação é um momento da vida da mulher onde a pelve ganha especial destaque, tanto pelas modificações a que está exposta, quanto pelo processo do parto, que pode ser beneficiado e muito quando se ter uma preparação especial para isso.
Como toda a musculatura do nosso organismo, os músculos pélvicos podem se desenvolver com trabalho especifico, e uma maneira muito eficiente e prazerosa de se fazer isso é através do Pilates. Eu sou fã de carteirinha, fiz antes e durante a gestação e tive um resultado maravilhoso! E mais legal é que você pode manter esse tipo de atividade para a vida!!!
Bom, no primeiro vídeo que eu e Daniela gravamos falamos um pouquinho de como a atividade física e o Pilates podem ser interessantes para quem planeja engravidar. Além de trabalhar a nossa pelve, faz um trabalho fantástico de alongamento, fortalecimento, equilíbrio e respiração em todo o corpo. É um trabalho individualizado, que visa as necessidade de cada pessoa. No vídeo a Dani nos ensina algumas formas de trabalhar o nosso corpo.
No segundo vídeo a gente fala com mais detalhes sobre a gestação em si, e apesar de muita gente ter receio de fazer atividade física na gestação, ela é super indicada e benéfica. Claro que a autorização para fazer a ginástica deve sempre vir do médico na consulta do Pré Natal, mas em poucas situações ela é contra indicada. A Dani também nos mostra alguns exercícios.
Nesse vídeo também mostramos uma maneira de ajudar a preparar o períneo para o momento do parto, em especial do Parto Vaginal. Isso pode ser feito nas últimas semanas de gestação através de um aparelho de balão de silicone acoplado a um insuflador pressórico que vai gradativamente sendo insuflado na vagina.
Por fim, no terceiro vídeo falamos um pouquinho sobre a recuperação do corpo e de toda a pelve após a gestação e o parto. Além de recuperar o físico, penso que esses momentos de quebra na rotina de uma mãe recente podem ser simplesmente perfeitos para ajudar nesse momento tão delicado das nossas vidas. E vale levar o bebê junto se não tiver onde deixá-lo!
Meninas, espero muuuito que gostem!! Foi feito com muito carinho para vocês!!!
Deixem dúvidas nos comentários que nós duas podemos responder.
Beijokas, Denise.


Olá Doutora! Acabei de conhecer seu blog e ja estou encantada! Parabens por tanto carinhi em nos ajudar e responder as leitoras. Sou gestante de 10 semanas e tive um pequeno sangramento quando estava de 7 semanas. Ano passado com 6 semanas tive um aborto espontâneo, e por isso a médica iniciou com o Utrogestan. Só que ainda tenho aquela borrinha escura todos os dias quando limpo o xixi e reparei que quando coloco o remédio também sempre dá. Ela disse ser normal do remédio. É normal?
Outra pergunta ela me passou por hora o Iodara e o Endofolin. É suficiente no momento ?
Carla. Me desculpe por não lhe responder a tempo, acabei ficando um pouco atrapalhada aqui com as respostas. Mas deixo aqui para ajudar alguém com a mesma dúvida no futuro. Sim, esse sangramento escasso pode ocorrer nesses casos, e tb uso também o utrogestan com frequencia. Iodara e ácido fólico de início são boas medicações. Me conte como está a sua gestação.. Beijos
Olá Dra Denise! Descobri seu blog há pouco e já me identifiquei. Estou grávida pela segunda vez. Na minha primeira gravidez tudo ocorreu de forma maravilhosa e eu tive um lindo parto normal. Estava já me preparando pra ter normal novamente porém ontem fui surpreendida na US morfológica de 2o trimestre que tenho inserção velamentosa do cordão umbilical, e meu mundo veio a baixo, já pesquisei na Internet e vi muita coisa ruim. E que o caminho mais indicado eh a cesarea, o que não me aflige, pois só quero que o meu filho nasca bem e saudável. Gostaria que vc me dissesse se na sua prática já teve pacientes com o mesmo problema e como se desenvolveu a gravidez. Não encontrei relatos na Internet. E estou muito apreensiva. Desde já, agradeço muito a atenção.
Oi minha querida, desculpe a demora em responder. Como foi seu parto? Sim, eu concordo com cesárea nesses casos. Beijos