Home / Gestante / Check List da Gestação: meu 4º mês.

Check List da Gestação: meu 4º mês.

Olá meninas, tudo bem?

Eu sei que estou um pouquinho atrasada no meu check list da gestação. Mas são tantos assuntos para conversar com vocês que passou um pouquinho… Na verdade no momento estou já no quinto mês.

Mas, hoje vamos falar de como foi o meu 4º mês de gestação.

Esse é o período entre 16 e 20 semanas. É o início do Segundo Trimestre da Gestação. Diria que é um período tranquilo em termos se sintomas desagradáveis. Eu particularmente não tenho do que me queixar. Como não tenho enjõos, a alimentação continuou basicamente a mesma. Só tive mais necessidade de comer alimentos ácidos como mexerica e abacaxi, e de beber muita água. Também continuei fazendo atividade física o quanto consegui (na primeira gestação, como não tinha um bebê para cuidar, tinha mais tempo para isso…).

No meu corpo notei diferenças entre as duas gestações. A barriga brotou bem mais cedo e as mamas não doeram tanto quanto na primeira vez. Mas as pessoas ainda não notavam que eu estava grávida, acho que pensavam que eu estava meio gordinha mesma!

O maior marco deste mês para mim foi SENTIR MEU PEQUENO SE MEXENDO pela primeira vez!!! Como já disse aqui, a movimentação fetal geralmente é percebida no final do quarto mês ou começo do quinto, sendo que geralmente demora mais na primeira gestação. Na gravidez da Helena senti com 21 semanas e agora com 19!. Nessa fase os bebês são bem pequenos ainda, então essa sensação é bem sutil. Mas, como menino é mais sapequinha (rsrsrsr), acho que o Gustavo mexe mais que a Helena fazia!

A minha maior preocupação nesse mês foi com o Zika Vírus! Gente, que coisa horrorosa essa infecção e suas consequências, não? (Se você ainda não sabe muito bem sobre o assunto, leia em Entendendo sobre Microcefalia). Bem, como eu moro em São Paulo, e aqui não temos uma epidemia da doença, fico mais tranquila. Mas nesse mês fiz uma viagem ao Nordeste então tive que tomar mais precauções. Mas felizmente nada ocorreu.

Documento Gustavo
Documento Gustavo

Aqui fica um conselho importante. Enquanto não temos o controle dessa doença, cuide sempre dos possíveis criadouros do mosquito transmissor e use repelente diariamente durante toda a sua gestação! Não tenha medo de usar o repelente, ele não vai prejudicar o seu bebê!

Com relação aos cuidados com saúde e seguimento do Pré Natal, nesse mês fiz pouca coisa. Fiz um exame de Ultrassom Obstétrico na 16ª semana, no qual conseguiu confirmar que estou esperando um menininho! Fiz uma consulta médica de rotina, que constatou estar tudo bem comigo. E mantive o uso das vitaminas que estava usando, com exceção do ácido fólico que já suspendi.

Já sobre os preparativos para o Gustavo, posso que ainda estou na estaca zero! Kkkkk. Pra dizer que não fiz nada, aproveitei a Black Friday e comprei a Mala da Maternidade dele! Já sabia qual ia comprar, pois queria uma semelhante a da Helena. E, como a loja fez promoção na famosa Sexta Feira, eu aproveitei. Olha que coisa linda!!!

Mala Maternidade Gustavo.
Mala Maternidade Gustavo.

É uma mala meio retrô, durinha, toda forradinha por dentro, e cabe todo o enxoval da maternidade tranquilamente. Comprei on line na loja Tutti Bebê (www.tuttibebe.com.br).

O meu 4º mês de gestação foi um mês de muito trabalho, bastante corrido, mas no qual pude ajudar muitos pequenos a nascer, e isso é muito gratificante!!!

E você meninas? Compartilhem aqui como passaram o quarto mês de gravidez!

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

2 Comentários

  1. Denise, há muito tempo faço uso de semente de chia. Vc acredita ser recomendado o uso durante a gestação?
    Vc já fez ou faz uso dessa semente de chia, linhaça, aveia, etc.?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *