Home / Gestante / Diário de uma Gestação: 29ª Semana.

Diário de uma Gestação: 29ª Semana.

Fonte Foto: Fotolia. Gestante 29 semanas.
Fonte Foto: Fotolia.
Gestante 29 semanas.

Olá meninas, tudo bem?

Vamos falar hoje sobre a 29ª semana da gestação!

Continuamos no 7º mês, e os pequenos continuam na missão de “ganhar peso”. Sim, a camadinha de gordura vai se acumulando e eles já começam a trabalhar para manter a temperatura corporal equilibrada. Essa é uma tarefa difícil, mas aos poucos eles vão conseguindo.

O peso vai aumentando rapidamente agora e espera-se que eles já pesem mais de 1 quilo nessa semana!!! Eba!!! Todos os órgãos e sistemas continuam amadurecendo, em especial o pulmão e o sistema nervoso. Detalhes menores como cílios vão se formando e os pequenos ficam cada vez mais responsivos a estímulos externos como sons.

As mamães nesta fase já estão sentindo a barriga cada vez mais pesada. A movimentação fetal pode ser tão vigorosa que, apesar de ser delicioso, pode gerar um pouco de desconforto. E a azia pode se tornar cada vez mais “chata”, aff…

Um sintoma muito comum nessa etapa da gestação são as câimbras. Sim, por vezes as gravidinhas podem acordar com esse probleminha que gera bastante desconforto. Elas ocorrem tanto por ação hormonal, alteração da circulação, como pela possível falta de algum nutriente, em especial potássio e cálcio. Para equilibrar o problema procure se alimentar bem, praticar atividade física aeróbica e alongamento, e pode abusar das massagens também.

Por falar em nutrientes, com o crescimento rápido do feto, as mamães tem que prestar maior atenção ainda no que comem, afinal de contas, os bebês vão “sugar” esses nutrientes de suas genitoras. Entre os nutrientes fundamentais temos o cálcio que é a base da formação óssea, o ferro que é fundamental para o transporte de oxigênio, e as proteínas que são fundamentais na formação celular.

Mas lembre-se, comer bem não significa comer muito ou por dois!!!

Beijokas, Denise.

 

 

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

2 Comentários

  1. Oi Dra, estou muito preocupada, fiz um ultrassom em 04/09/2017 e estou de 29s e minha bebê está pesando somente 857g, é muito preocupante?
    O que posso comer para aumentar o peso da Bebê?
    Estou de repouso do trabalho há 2 semanas, quais os riscos pode acontecer?
    Por favor me orienta.

    • Roseli, o peso realmente está abaixo para 29 semanas. Primeiramente, importante você estar em acompanhamento muito próximo com seu médico. Recomendo além do repouso comer bastante proteína. Dê preferência aos carboidratos integrais e cuide também para variar as fontes de vitaminas. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *