Gestante

Diário de uma Gestação: 36ª semana

Olá meninas, tudo bem?

Estamos hoje na  36ª Semana, a última semana do Oitavo mês da Gestação! Você pode parar e pensar: “Nossa, como passou rápido!”. Mas daqui em diante a sensação será outra, a de que “Os dias não passam!“. Isso é muito comum, e se deve principalmente à ansiedade pelo nascimento! Calma, logo logo seu presente de Deus chegará.

Os bebês de 36 semanas já estão praticamente formados e com todos os órgãos em atividade. Detalhes como cílios e sobrancelhas também estão formados. Todas as funções vitais ativas. Agora eles vão se preparando para o nascimento. O peso em média varia de 2500, 2600 g nessa semana e a reserva de tecido adiposo sob a pele está cada vez maior.

A maioria dos pequenos já está na posição certa para o parto nessa semana, e eles tendem a se encaixar na bacia na preparação para o nascimento, principalmente nas mães de primeira viagem. Quando eles fazem esse encaixe, em geral aumenta uma sensação de peso e desconforto na pelves feminina, que deixa mais difícil caminhar. Sentar com as pernas fechadas também passa a ser uma arte!

Em compensação, com esse movimento fetal ele descomprime um pouco os órgãos mais altos como estômago e pulmão, o que pode trazer alívio para comer e respirar melhor. A medida da Altura Uterina (Leia mais sobre isso Aqui) pode até reduzir 1 ou 2 cm em relação à medida anterior.

As consultas médica passam a ser realizadas semanalmente a partir dessa etapa da gestação e esse é o momento de começar a conversar bastante com seu médico sobre os sintomas do Trabalho de Parto.

Apesar de não ser comum o nascimento nessa semana, e ainda ser considerado um Parto Prematuro, eu aconselho que você deixe tudo prontinho para a ida à Maternidade: Documentação Necessária, Mala da Mamãe, do Papai e do Bebê. Só de estar preparada você vai se sentir mais tranquila.

Fonte Foto: Fotolia. 36 semanas.
Fonte Foto: Fotolia. 36 semanas.

Beijokas, Denise.

Mamãe Plena

Dra. Denise Gomes é Médica formada pela PUC Campinas, com residência em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição, é especialista em Genitoscopia e Histeroscopia e co-responsável pelo serviço de Pré Natal de Alto Risco do Hospital Municipal do Campo Limpo.

Em paralelo à rotina médica, é mãe de dois filhos e mantém um canal no Youtube chamado Mamãe Plena, que foi criado para compartilhar sua experiência com a maternidade e saúde feminina.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Oooi,

    que post lindo de morrer!

    Eu sei o quão legal é ter um blog!

    Beijos!

    1. Mamãe Plena diz:

      Obrigada!
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *