Home / Gestante / Entenda seu Ultrassom Obstétrico: Posição Fetal.

Entenda seu Ultrassom Obstétrico: Posição Fetal.

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vamos continuar falando de informações relevantes sobre o Ultrassom Obstétrico. Afinal de contas, quase todas as gestantes adoram ficar lendo todas as palavrinhas dos laudos ultrassonográficos a fim de se certificar de que está tudo bem! Não??? Rsrsrs.

E o tema de hoje é a Posição Fetal e suas variações.

Ultrassom Obstétrico.
Ultrassom Obstétrico.

Pois bem, em geral as primeiras informações de um Laudo Ultrassonográfico são referentes às Variedades de Posição em que o feto pode se encontrar.

Antes de tudo vem a informação se trata-se de um Feto Único ou se são Gemelares. Esse dado sempre consta no exame, mesmo que já seja sabido tratar-se de um feto único. Até aqui sem dificuldades, né?

Na sequencia vem a descrição da SITUAÇÃO do bebê. A situação vai dizer se o bebê está Longitudinal, ou seja, paralelo ao corpo da mãe, ou Transverso em relação a ele. Nos primeiros meses da gestação isso na verdade não importa muito pois os embriões e fetos pequenos movimentam-se muito e a situação muda de instante a instante. Muitas vezes a informação escrita é Indiferente.

Já no final da gestação, em especial no terceiro trimestre, é esperado que o bebê adquira a situação longitudinal e assim permaneça até o final. Os bebês transversos, além de aumentarem o desconforto materno, não conseguem nascer por parto vaginal e ainda por cima tornam a cesárea mais trabalhosa.

Seguindo com a descrição, o ultrassonografista vai detalhar a APRESENTAÇÃO fetal, ou seja, vai dizer se está de cabeça para baixo, para cima ou para os lados. Nos fetos em situação longitudinal podemos ter duas opções: Apresentação Cefálica – de cabeça para baixo – , ou Apresentação Pélvica – de cabeça para cima e bumbum para baixo. Essa informação é muito importante, em especial no último mês da gravidez, pois pode ser um determinante para a via de parto. Ao atingir um certo peso e avançar nas semanas da gravidez, fica mais difícil do bebê mudar sua apresentação. Nos fetos transversos podemos ter a cabeça, ou pólo cefálico, para a direita ou para a esquerda.

Por fim, aparece uma informação com relação ao DORSO fetal, que pode estar à Direita ou à Esquerda nos bebês em situação longitudinal. Esse dado não é tão relevante e pode ser variável, pois os pequenos mudam facilmente de um lado para o outro. Mas ajuda a guiar o obstetra tanto no exame físico materno como no acompanhamento ao parto.

Pois bem, agora todas vocês estão aptas a entender como se posicionam suas riquezas dentro dos seus úteros!

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

156 Comentários

  1. Lindo texto, porém é preciso que haja figuras mostrando as flexões para que se possa intender o que é. fletida/ defletida, e como esta o bebê

  2. Olá boa noite, estou com 28 semanas, e no resultado da ultrasom meu bb está transverso, isso significa que terei um parto Cesário?

  3. Estou com 36 semanas e desde as 30 semanas meu bebe esta na posiçao cefalica dorso a direita é verdade que é mais difícil ter parto normal com essa posiçao? e por isso ele esta demorando para encaixar ? é minha segunda gestaçao primeiro foi parto normal

  4. Nossa, amei o texto. Bem didático e completo.
    Parabéns e obrigada por sua dedicação em esclarecer nossas dúvidas de gestantes, rs..

  5. Ola esto com 26 semanas meu bb esta tranversa isso que disse oque

  6. Estou com 31 semanas e minha bb está pélvica, com dorso à direita é normal ?

    • Fabiana,
      Significa que ela está sentada. Pode virar ainda, mas não é tão fácil pelo peso que ela se encontra. Ideal acompanhar de perto para também decidir a via de parto.
      Um abraço.

  7. Olá, gostei muito do texto!
    Estou de 29 semanas e a minha princesa está em posição cefálica com dorso anterior. O que significa esse “anterior”? Ela ainda pode vir a sentar? E o que é melhor para o parto, dorso anterior ou posterior? Obrigada!

    • Danielle,
      O dorso anterior significa que as costas dela estava para a parte da frente do seu útero. Isso muda muito e não interfere tanto para o parto. O mais importante é estar cefálico. Com 29 semanas ainda pode mudar, mas não á muito comum disso acontecer.
      Um abraço.

  8. Estou com 18 semanas fiz a ultrasson e no laudo deu feto unico em situação variavel,estou sem entender.

  9. Estou de 37 semanas e minha ultason deu que minha bebe ta lonlongitudinal pélvica,ela ainda pode virar?

  10. Na ultra veio escrito feto único longitudinal, apresentação cefálica dorso à esquerda, significa que o meu bebê está como? E vou ter normal?

  11. Estou com 30 semanas e meu bebê está em situação longitudinal e apresentação cefalica com dorso a direita ..isto significa q meu parto será Cesária ou não.

    • Roseli,
      Por essa descrição pode ser normal sim! Mas obviamente várias outras situações devem ser avaliadas, em especial durante o trabalho de parto.
      Um abraço.

  12. Olá estou com 37 semanas minha bebe esta com apresentação pélvica dorso a esquerda o que significa ?

    • Dalila,
      Significa que seu bebê está sentado, e como a gestação está avançada, pode ser que não vire. Será preciso acompanhar de pertinho com seu médico nessa reta final para definir a melhor via de parto.
      Boa hora! Abraços.

  13. Fiz minha ultra com 14 semanas minha bebê estava sentada e agora fiz outra com 25 semanas e 4 dias e ela continua sentada.sera que vou me operar?

  14. Olá , fiz minha ultra ontem e estou de 15 semanas e no laudo veio feto único em situação longitudinal, apresentação cefálica dorso a esquerda . Isso é normal ? Pois estou só de 15 semanas . Obrigada

    • Isa,
      Nessa idade gestacional não importa muito a variedade de posição do bebê pois muda o tempo todo. Isso será mais importante ao final da gestação.
      Abraços.

  15. Boa tarde
    É verdade lado direito menino, esquerdo menina
    Posterior menino
    Anterior menina

  16. Fiz 2 cesarias…uma ha 5 anos e outra ha 1 ano e 5 meses..estou gravida de 33semanas(fiz ultra hj apresentação cefalica longitudinal dorso a esquerda) e possivel um parto normal? Pois smp vejo comentários de q quem fez cesaria sempre sera cesaria? Ha risco de morte na 3 cesaria? E qual a diferença da cesarea colada com a costurada?

    • Jucile,
      Quando a mulher já teve 2 cesáreas tem a indicação de outra pelos riscos da cicatriz cirúrgica romper durante o trabalho de parto – indicação médica chamada Iteratividade. Quando há apenas 1 cesárea esse risco é bem menor e o parto normal pode ser realizado, só evitamos alguns métodos de indução.
      Toda cesárea é costurada, mesmo que o fio fique totalmente interno e não visível pela pele.
      Abraços

  17. Olá o que significa apresentação cefálica dorso a direita?

  18. Estou de 33 semanas e estou em tpp minha eco deu posição longitudinal dorso a esquerda o meu pequeno vem de parto normal né?

  19. Perfeito! Amei as informações, bjs

  20. GABRIELA VERONE CARNEIRO DOS SANTOS

    Estou com 27 semanas, a ultra diz que tá em situação longitudinal, apresentação cefálica e DORSO posterior.
    O que significa dorso posterior?
    No texto só fala a direita ou a esquerda. Devo me preocupar?

  21. CCN 40 gestacão única com aproximadamente 11 semanas. que dizer que estou de 11 semanas ou próximo disso ? ( Tipo não exato )

  22. Uma duvida só pra ficar tranquila kk estou com 18s e 1d fiz a ultrassonografia e deu os seguintes resultados: Diâmetro biparietal : 3,9 cm, Circunferência craniana :14,7, Circunferência abdominal : 13,0, Comprimento do fêmur : 2,9 cm, Peso estimado : 249 gr estão tudo ok o medico me disse é isso mesmo ?

    • Nanda, pelo peso fetal está tudo bem sim. As medidas eles usam em tabelas de proporcionalidade pela idade gestacional, então melhor ver com calma na sua próxima consulta de pré natal. Abraços

  23. Estou om 31 Semanas e 7Dias Meu Bebê Está Longitudinal , Apresentação Pélvica, Dorso Anterior ..
    Significa Que Vou Ter Parto Cesareo ??

  24. Eu estou com 33s e 6 dias, o BB está na posição longitudinal, apresentação cefalico com dorso a direita

  25. estou com 39 semanas e meu bb estar com posição cefálica com dorso a esquerda , como sera o parto?

  26. Oi estou de 31 semana de gestação meu bebê está na posição dorso a direita e pesa 1kg500 ele está no peso ideal? será que meu parto vai ser normal?

    • Jooh, a indicação do parto deverá ser vista mais para frente, e depende de outras informações. Mas o peso está dentro do esperado para a IG sim.
      Abraços.

  27. Adorei , tirei todas minhas duvidas!

  28. oi boa tarde, fiz ultra dia 22-03-17 deu que ele esta longitudinal, pelvico com dorso a esquerda corporal anterior, grau placentario grau 0 grannum, gostaria de saber se o grau esta correto e se sera com parto normal. estou com 32s.

  29. Estou com 23 semanas e minha última ultrassonografia diz q meu bebe está apresentação pelvica, dorso posterior oq significa?

    • Evelyn, nessa idade gestacional não se preocupe com a posição fetal. É muito variável.
      Mas nesse caso seu bebê estava sentado e com as costas para tráz em relação ao seu ventre.
      Abraços.

  30. Bati uma ultra ontem, estou com 34 semanas! Minha BB, ta em posição longitudinal cefálica, dorso a esquerda? Quero saber se ela pode mudar a posição dorsal da esquerda para direita?

  31. Estou de 39 semanas , meu bebe está em situação longitudinal cefálica com dorso posterior, placenta grau 3, posso ter parto noreal. .

  32. Estou de 39 semanas, o bebê está dorso posterior posso ter parto normal

  33. Ola estou com 26 semanas e esta na posição longitudinal cefalica dorso a direita e tenho uma Cesária será que esse pode vir nascer normal?

  34. Andreia Mendonça de Godoy

    Olá fiz ultrassom estou 37 semanas e 3 dias e nele fala que a neném está apresentação transversa com polo cefálico a esquerda e dorso lateral o que quer dizer ?

    • Andréia,
      Nesse caso o bebê está “atravessado” na barriga, com a cabeça na lateral, para esquerda. Nesses casos o que se insinua para a vagina seria uma parte fetal como um braço. Não é possível o parto vaginal nessa posição. No entanto, pode ser que o bebê esteja mudando de posição e adquira a posição cefálica. Acompanhe com outros exames. Abraços.

  35. Adorei texto! Super informativo e vc responde todos os comentários… Isso é muto legal.

  36. Na ultra veio escrito feto situação longitudinal, apresentação cefálica dorso à direita,também ta nu grau1 significa que o meu bebê está como? E vou ter normal?

  37. Ola estou com 39 semanas Na ultra veio escrito feto situação longitudinal, apresentação cefálica dorso à direita,também ta nu grau1 significa que o meu bebê está como? E vou ter normal?

  38. Eu estou cm 37 semanas minha última ultrason do segundo trimestre deu transverso dorso posterior gostaria de saber se ainda tem chance dela vira de cabeça pra baixo

  39. oi me chamo Daniela estou com 27 semanas e 4 dias…fiz uma ultra dia 09/03/2017.
    com apresentação cefálica,com dorso a direita,sendo feto único em situação longitudinal.
    é uma menina e estava nessa utra com 29 centímetros e 580g.
    com inserção interior.
    tive uma cesária ha anos de 38 semanas pois tive perca de liquido e não tinha passagem…
    a medica quando ia ganha minha filha falou q eu tinha utero infantil e virado.
    será q vai ser outra cesária ?

    • Daniela,
      Ainda é muito precoce para avaliar indicação do parto. Mulheres com cesárea anterior acabam tendo um risco maior de cesáreas futuras, mas isso não é uma obrigação. Cada gestação realmente é única!
      Abraços

  40. ha me sinto sufocada como se fosse explodir na outra não tive isso…passo muito mal.

  41. Adorei, explicou direitinho.. Tenho uma duvida, no ultra de 33 semanas e 6d.. Ta escrito assim, situação longitual, com dorso a esquerda e pólo cefálico em pequena pelve. O q significa em pequena pelve?

    • Camila,
      Não é uma informação comum no exame. Fico na dúvida se ele se referiu ao tamanho da sua pelve. Mas realmente não é uma informação que esperamos no ultrassom, e sim pelo exame clínico no próprio pré natal.
      Acho que o ideal é trazer essa questão na sua próxima consulta de pré natal.
      Abraços

  42. Oi. O que significa quando o bebê está em posição desfavorável. Minha irmã está com 28 semanas e foi um dos resultados da ultrasson dela.

    • Keliane,
      Não é comum esse tipo de diagnóstico ao exame, a não ser que seja em posição desfavorável para se avaliar alguma parte fetal. Por exemplo, se o médico tentou ver o rosto do bebê e este estava esprimidinho contra alguma estrutura, impedindo uma avaliação detalhada.
      Com 28 semanas o bebê se movimenta muito ainda!
      Abraços.

  43. Olá estou com 38 semanas minha bebê esta em situação longitudinal, cefálico, com dorso á esquerda. Pesando 3125. Pode ocorrer de virar novamente ou agora vai até o fim para parto normal?

  44. Estou com 38 semanas de gestação isso é o que meu médico fala mais no dia 29 fiz uma utrasson e nela esta escrito gestação compatível com 37 semanas e 3 dias aí eu fico na dúvida qual a certa a da primeira ou a última

    • Olá,
      Nunca devemos calcular a idade gestacional pelos exames de ultrassom tardios, feitos no final da gestação. Eles tem uma margem de erro maior. Então, use dados do início do pré natal para cálculo da Idade Gestacional, como a DUM e o primeiro ultrassom.
      Abraços

  45. Olá,bom dia a todas as barrigudinhas.
    Eu li alguns comentários e vi que as duvidas são muito parecidas, eu estou com 37semanas e fiz uma ultra nessa quarta dia 12, e deu o seguinte resultado: feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica, com dorso a direita.minha dúvida é a seguinte; meu BB está de cabeça p/ baixo porém não está encaixado??
    E outra coisa deu tbem placenta com textura acústica heterogênea grau 3 o que quer dizer, mi socorre poque minha próxima consulta GO é só dia 20 até lá eu fico louca com tantas duvidas rsrsrsrs
    Bjs

    • Midian,
      Fique tranquila pois está tudo bem! A placenta nessa idade gestacional pode estar em grau 3. Ainda há tempo para o bebê encaixar. Nesse tempo sugiro consultas de acompanhamento semanalmente. Abraços!

  46. Olá tive deslocamento de placenta uma vez e o bebê nasceu morto com isso o meu segundo filho foi por parto cesariana pois optei por ser cesariana pois tive bastante medo que se repetisse novamente e agora estou grávida novamente com 38 semanas e o meu médico me disse que no tem como marcar a data do parto pois já está com mais de dois anos que fiz uma cesariana e ele disse que eu posso ter normal mais estou com medo pois como eu já disse já tive deslocamento de placenta e mesmo assim ele diz que não tem como marcar meu parto a pergunta é se eu tive deslocamento de placenta corro o risco de ter novamente. ?

  47. Olá
    fiz minha última ultrasson ontem dia 18/04 com 33 semanas e 4 dias
    e também fiz no dia 04/04
    e ambas as ultrasson estão com apresentação Cefálica, dorso a Esquerda
    e desde as 29 semanas e 5 dias o bb se encontra na posição Cefálica conforme o médico do pré natal falou (confirmei nas ultrasson)
    *mesmo o bb mudando de lado e ficar dorso a direita ,posso ter um parto normal?
    *será que ele pode querer ficar em outra posição e sair da Cefálica com esse tempo de gestação?

    • Vivih,
      Sim, eles mudam a posição do dorso frequentemente. Pode ter o parto normal independente de estar a direita ou a esquerda. Quanto a mudar da posição cefálica, é difícil nessa idade gestacional, mas não impossível. Abraços.

  48. Boa tarde, Denise! que delícia de Blog… estava procurando o que significa dorso a direita, rsrsrs encontrei e adorei todo o texto!! Parabéns! Aqui, minha primeira gestação e esperamos tranquilamente por um parto normal pela pequena Isadora, estamos de 39-4 (3,390kg 49cm), ela está cefálica desde à 33 semana… porém hoje mesmo fiz exame e ela não encaixou, também na consulta acompanhamos o exame ginecológico e esta boiando bem… Com a sua experiência você acha que ha chances dela encaixar? Espero que sim, rsrsrs estou com toda a esperança aqui, nossa DPP é 27/04. Obrigada pela atenção dispensada à todas nós mamaes cheia de duvidas

  49. Oi, na minha ultrassonografia diz o seguinte: “feto em situação transverso, com pólo cefálico a direita, apresentação cefálica”

    Isso significa que ele esta atravessado ou encaixado???

  50. Minha bebê está em posição cefalica, longitudinal, dorso a direita. Mas ainda não encaixou, estou com 38 semanas 1 dia. Estou preocupada, quero tanto um parto normal.

  51. Estou com 32 semanas minha placenta está apresentando calcificações puntiforme, incaracterística o que significa? É minha princesa está em situação longitudinal cefálica a esquerda o que significa?

    • Leandra, toda placenta calcifica, tem que avaliar o grau do processo em comparação com a Idade Gestacional.
      Quanto a posição, significa que está de cabeça para baixo, e esquerda deve ser referência ao dorso, certo?
      Abraços.

  52. Ioiô o meu bebê se encontra em posição longitudinal com apresentacaopp cefalica com dorso a esquérda movimentando-se ativamente e estou com 20 e normal isso ?? Eu sinto muita dores nas costas enchaço na barriga falta de ar ??

    • Kety,
      A posição fetal está perfeitamente normal e isso não tem muita relação com os sintomas. Esses sintomas podem ser normais da gestação ou não. Para avaliar isso é importante uma consulta médica.
      Abraços.

  53. olá, estou com 29 semanas e 4 dias na ultra diz ” apresentação cefálica, dorso a esquerda ” que posição ela está ?

  54. Na Minha Ultrasson Tá Escrito Apresentação cefalico á direita meu bebe esta como posso ter parto normal

  55. estou com 34 a 35 semanas na minha ultrassom que meu bebé esta em situação longitudinal com apresentação pélvica e dorso anterior o que isso significa?

  56. Olá… Estou com 23 semanas e com 22 semanas meu bebê já estava em posição cefálica, e nessa ultima semana, estou sentindo muitas dores nas costas e na parte de baixo da barriga tipo cólicas, percebi q minha barriga esta mais baixa. Corro risco de ter um parto prematuro ou não ? Sera que você pode me ajudar me respondendo… Obrigada desde já :*

    • Luana, em casos de dores intensas e progressivas é muito importante procurar um atendimento médico para descartar um trabalho de parto prematuro. Abraços

  57. Olá estou com 31 semanas meu último ultrasson deu apresentação cefálica dorso a esquerda. O que isso significa?

  58. Ola estou de 37semanas e 1 dia minha bb esta com 50,4 cm e 3,390 g,desde a primeira eco ela esta em apresentacao pelvica sera q ela ainda pode virar,grau da placenta 2.to preoculpasa

  59. Ola ja estou com 31 semanas na minha ultra deu feto unico apresentaçao cefalica,dorso a esquerda o que significa?

  60. oi bom dia bate a ultra com 28 semanas e na ultra deu polocefalico dorso a esquerda oq significa ?

    • Leidiane, com 28 semanas o bebe muda muito de posição, mas pelo que eu entendi das suas referências o bebe está de cabeça para baixo. Abraços

  61. Oi preciso de ajuda , gostaria de saber minha filha nasceu dia 28/02/17 parto todo induzido tem como ela ser e uma relação do dia 7/5/2016?

    • Sara, para uma DUM em 07.05 , 28 de fevereiro seriam 42 semanas. Para uma relação nesse dia, a DUM seria ainda anterior, no final de abril. Então não creio que tenha engravidado nesse momento.
      Abraços.

  62. Oq Significa Posição Posterior Foi procupada Alguém Pode mim dizer e se Dar pra ver o sexo nessa posição
    Obrigada

  63. Olá meu nome é Kaluane estou gravida a 35 semanas e 2 dias minha urtra mostrou q minha pequena tava longitudinal dorso a esquerda,é a melhor posição pra nascer normal?

  64. danyclea de oliveira santos

    Ola fiz uma ultra e estou com 21 semanas
    deu aprecentacao pelvica
    posicao dorso esquerdo posterior
    situacao loguitudina o que siguinifica

  65. Ola fiz a Ultra e estou com 30 semanas e deu situação longitudinal apresentação pélvica dorso lateral esquerdo o que significa ?? quero muito ter normal ainda tenho essa possibilidade ??

    • Tem sim querida.Fique calma pois o bebe ainda muda de posição com essa idade gestacional. Meu segundo bebê estava pélvico até 32 semanas e mudou depois. Nasceu de um parto normal tranquilo.Já leu o meu relato aqui?
      Um abraço.

  66. Boa tarde fiz minha ultra sexta devido a fortes dores ao ficar de pé e ao caminhar Estou com 24semanas e meu BB está em situação longitudinal, com apresentação cefalica dorso anterior à direita. E mim madaram ficar de repouso pois já tive um parto prematuro. Nessa posição corre riscos de nascer antes da data?

  67. Oá, queria saber oque é posição cefálica com dorso mediano??

  68. Bom dia estou de 37 semanas e meu bebê está longitudinal – apresentação pélvica dorso esquerdo.
    Já dá pra saber se será parto normal ?

  69. Boa noite estou grávida de 37 semanas meu bb está longitudinal posso te um parto Cesário

  70. Olá como saber quando o bebe já esta encaixado estou de 37 semanas

  71. Ola eu tou de 22 semanas e 2 dias o meu deu feto:em situação longitudinal ,apresentação cefálica . Doso a direita , oq o que significa??

  72. Boa tarde!
    Fui realizar um sonho de fazer o ultrassom 3D/4D do meu baby, Artur.
    e Adivinhem ? ele estava em posição cefálica anterior, ou seja: com a coluna pra minha barriga e o rostinho virado pra minha coluna!
    Fiquei extremamente chateada, afinal, nessa posição não conseguimos ver o rosto do nosso principe.
    Estou de 28 semanas de gestação a contar da menstruação, e segundo os ultrassom que fiz, desde o 1º, está dando 27 semanas. diferença de 1 semana e 1 dia nas 2 contas..
    Tem chance do meu bebê virar em posição cefálica posterior, uma vez em q ele já se encaixou na anterior pra conseguirmos ver esse linduco ? rsrs
    Remarquei pra semana q vem, e estou pesquisando de tudo um pouco para ver se tem algum segredinho pra que ele se vire, nem q seja pro ladinho…

    Um beijo! Obrigada!!

  73. Oi meu nome é Bruna fiz meu ultrassom e deu q minha menina está em situação transversa com o pólo cefálico a esquerda, apresentação indiferente, dorso indiferente e Nor ou tenho que me preocupar estou de 21 semanas e 4 dias

  74. Oi boa noite. Fiz uma ultrassom hoje estou com 35 semanas e a minha dúvida é: o que quer dizer ” apresentação cefálica e dorso anterior ? Posição cefálica eu sei que é a posição de cabeça para baixo e o que quer dizer dorso anterior???

  75. Kelli Caroline Dreves

    Seu comentário está aguardando aprovação.
    Fiz ultra ontem dia 30/05
    Na ultra diz assim
    Feto único movimentos ativos
    Situação longitudinal
    Apresentação cefálica
    Posição dorso a direita
    Placenta apresentando implantação tópica em parede anterior . Espessura conservada . Maturidade grau II/III
    O que significa?

    Tive uma cesárea de gemelar a 5 posso ter PN ou e perigoso ?
    Será que o bebê pode vir antes como. As gemelares ou provavelmente de 39/40 semanas ?

  76. Gostei das informações bem esclarecedoras.

  77. Olá estou de 36 semanas e estou grávida de dois meninos rs… até dezembro meus bbs estavam com apresentação cefalico ambos. E minha medica tinha dito que seria normal….Fiz um ultra ontem que deu que um continha cefalico, mais o outro pélvico… ainda tem chance de mudar? O peso do cefalico está 2,400 E o peso do pélvico está com 2,900. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *