Home / Comportamento / Quando a gestante deve parar de dirigir?

Quando a gestante deve parar de dirigir?

Olá meninas, tudo bem?

20140423_210942_39160Poucos dias atrás, um pouco antes da Duquesa de Cambridge- Kate Middleton – dar à luz ao seu segundo filho, vi uma notícia de que ela estaria dirigindo com 40 semanas de gestação. Não sei se a notícia é verdadeira, mas me chamou a atenção e achei uma boa ideia falar sobre esse assunto.

Bem, acredito que gestação não é doença, e que devemos nos manter o mais ativas possível até o final da gestação, mas desde que com segurança. Gestante ao volante pode apresentar alguns riscos, que merecem nossa atenção.

No início da gestação, principalmente para aquelas mulheres que sofrem com as náuseas e vômitos frequentes, ou com crises de queda de pressão, o perigo maior está em passar mal com uma vertigem ou até mesmo desmaio durante o percurso. Sendo assim, se alguma de vocês não estiver disposta, evite a direção. Também vale a pena cuidar da alimentação e ter sempre a mão uma garrafinha de água e alguma coisa para comer nos momentos de necessidade.

Cuidado também para quem está fazendo uso de alguma medicação que provoca sonolência, como os remédios para enjoos. Evite dirigir no uso destes.

Já no final da gestação, em especial no nono mês, os riscos são outros. O aumento do volume abdominal e o inchaço podem fazer com que a mulher tenha menos segurança ao dirigir, prejudicando até mesmo que ela alcance os pedais. Os reflexos também ficam lenificados, prejudicando ainda mais. Além disso, o abdome (com o bebezinho dentro) fica muito exposto e comprimido pelo volante, e bastante propenso a sofrer lesões em caso de traumas, mesmo que leves. E o primeiro a sofre pode ser o seu bebê.

Também há o risco da mulher sentir sinais de trabalho de parto, como contrações e perda de líquido, o que pode ser desastroso se ela estiver dirigindo.

Dessa maneira, não aconselhamos que a gestante dirija após o nono mês de gestação. Peça carona, vá de taxi, de transporte público, a pé, mas evite, para sua segurança e do seu filho, dirigir. Admiro muito a duquesa, mas nesse ponto acho que ela não deu um bom exemplo…

E vocês meninas, o que acham? Tem alguma pergunta ou sugestão sobre esse assunto? Comente comigo.

Beijokas, Denise.

Veja também

Especial do Dia das Mães no Pinterest.

Olá meninas, tudo bem? O Dia das Mães está chegando, e sei que apesar da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *