Gestante

Quando fazer exame de curva glicêmica?

Olá, meninas! 

Hoje vou falar sobre o exame da curva glicêmica, que é um teste que pode ser feito por qualquer pessoa, mas costuma ser feito com muita frequência durante o pré-natal. Por isso, é muito importante para a mulher que está grávida ou planejando engravidar conhecer um pouco sobre este exame. 

Para que serve o exame de curva glicêmica? 

Basicamente, o teste é realizado para diagnosticar a diabetes durante a gestação. Até existem outros exames com essa mesma finalidade, como o exame de glicemia em jejum que toda mulher faz logo no início do pré-natal – ele é muito importante para avaliar se a gestante tem maior ou menor risco de desenvolver diabetes na gestação, inclusive, em alguns casos já diagnostica o início da doença. 

No entanto, não é todo exame que abrange a totalidade das mulheres que desenvolvem essa patologia. Em alguns casos, é necessário realizar testes mais específicos e aprofundados, e o de curva glicêmica é um desses exames. 

> Rotina de Exames no Pré Natal

Como é feito o teste de curva glicêmica? 

O exame é feito com o objetivo de medir a variação da glicemia depois que o corpo recebe uma dose muito grande de açúcar. A gestante realiza a primeira sequência do teste em jejum, depois ingere um líquido extremamente doce e faz a medição em mais dois momentos: uma hora depois de tomar o líquido e depois duas horas após ingerir o líquido. 

Muitas mulheres têm receio de tomar o líquido porque ouve falar que tem um sabor muito ruim. De fato, não é nada agradável, mas não é um procedimento invasivo, que dói ou muito desconfortável. Eu digo que parece um refrigerante à base de limão, com umas 2 colheres de açúcar a mais e sem gás.

Algumas gestantes têm a tendência de enjoar e vomitar durante a gravidez e podem sofrer um pouco mais para conseguir tomar esse líquido. Por isso, não é indicado que faça o exame no início do pré-natal, porque é o período em que as mulheres mais enjoam.   

Quando fazer exame de curva glicêmica?

https://br.freepik.com/fotos-gratis/a-futura-mae-com-uma-barriga-grande-esta-sentada-no-sofa-em-casa_14284868.htm#page=1&query=gr%C3%A1vida%20sentada&position=4&from_view=search

Normalmente, o exame é feito por volta do sexto mês de gestação, entre 24 e 28 semanas – esse é o período que as gestantes devem realizar os exames de rotina. Não é indicado que a gestante demore muito para realizar o procedimento, porque a demora no diagnóstico pode impactar no tratamento adequado. 

No início da gestação a mulher começa o pré-natal e faz a primeira bateria de exames, mesmo que o resultado de glicemia seja considerado normal, o recomendado é que ela faça um novo teste. 

> Tire suas dúvidas sobre Diabetes na Gestação

Em quais casos não é necessário fazer o exame? 

Se você já possui o diagnóstico de diabetes antes de engravidar, não é necessário realizar o exame. Nesses casos, pode ser necessário revisar o tratamento e o processo de controle da glicemia junto ao seu médico. 

A única recomendação para não realizar este exame se aplica às mulheres que fizeram cirurgia bariátrica, porque a ingestão dessa sobrecarga de açúcar pode trazer muito mal-estar. 

Quais os próximos passos após o exame? 

Após a entrega do resultado, a gestante deve levar ao médico para uma análise completa das taxas de glicemia. Por padrão, existem alguns valores que apontam se o resultado está normal ou não, e caso somente em alguma das faixas analisadas o resultado seja superior já é feito o diagnóstico de diabetes. 

Após o resultado, a gestante já deve iniciar o tratamento com uma dieta equilibrada, controle diário da glicemia e, em alguns casos, ingestão de medicamentos. Além disso, vale reforçar a importância de seguir com os demais exames preventivos propostos durante todo o pré-natal. 

Separei alguns conteúdos para você manter esse e outros cuidados e garantir a sua saúde e do seu bebê durante toda a gestação: 

Beijokas, Denise.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *