Home / Filhos / Quando levar seu filho ao oftalmologista.

Quando levar seu filho ao oftalmologista.

Olá meninas, tudo bem?

A visão dos nossos filhos é muito importante, não é mesmo? Mas vocês sabem quando devem começar a cuidar dela? Pois eu não sabia…

Bom, quando meus filhos nasceram, passaram pela Triagem Visual no próprio hospital, chamada de “Teste do Olhinho”, que visa fazer o diagnóstico de doenças como catarata congênita, glaucoma, tumor intraocular e outras. É um exame rápido, indolor, realizado por Pediatras mesmo. Acredito que a grande maioria das Maternidades já realiza essa avaliação nas primeiras horas após o parto e, caso detectem alguma alteração, encaminham para um especialista. Caso o exame não seja realizado na Maternidade, deve ser feito na consulta pediátrica de rotina.

Mas, para minha surpresa, na consulta pediátrica de 1 ano de rotina da minha filha, o médico me encaminhou para um Oftalmologista, recomendando que ela deveria fazer a sua primeira avaliação agora que estava com 1 ano de vida. Não imaginava que deveria começar essa avaliação tão precocemente.

Fonte Foto: Fotolia. Bebê de Óculos.
Fonte Foto: Fotolia.
Bebê de Óculos.

Pois bem, segui a sua recomendação e lá fomos à consulta. Foi tudo bem tranquilo, rápido, indolor e com um pouco de choro da minha bebê por medo do médico que usava uma lupa na testa! Rsrsrs. Ele não precisou fazer nenhum procedimento mais invasivo como dilatar pupila ou aplicar colírios e prontamente disse que estava tudo em ordem com os olhinhos da mina princesa.

Na sequencia ele me fez um alerta que foi o que me motivou a escrever esse post. Segundo ele, essa prática de passar os bebês no Oftalmologista no primeiro ano de vida é muito pouco comum aqui no nosso país, infelizmente, e deveria ser rotina para todas as crianças. Ele disse que dessa maneira é possível fazer o diagnóstico precoce de muitas enfermidades oculares que podem levar a perda da visão no futuro, e que são prevenidas com o tratamento certo no momento oportuno. Isso sem mencionar as doenças malignas que além da visão podem tirar a vida de um pequeno se diagnosticada tardiamente.

Nossa, que alívio de estar lá!

Com a avaliação ok, ele me recomendou que devo seguir com rotinas oftalmológicas a cada 1 ou 2 anos e procurá-lo mais precocemente apenas se surgirem intercorrências em seus olhinhos!

Então meninas, não deixem de cuidar da visão dos seus filhotes!!!

Beijokas, Denise.

Veja também

Especial do Dia das Mães: Meu Segundo Parto.

Olá meninas, tudo bem? Vou começar o post de hoje com tudo: Feliz Dia das ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *