Home / Saúde da Mulher / Tenho Corrimento a Vida Inteira!

Tenho Corrimento a Vida Inteira!

Se você está achando engraçado o título deste post, saiba que essa é uma frase que eu ouço frequentemente nos meus atendimentos de ginecologia. E na grande maioria das vezes não há nada de errado com a mulher. Sim, ela tem uma secreção vaginal permanente ao longo da sua vida, em especial no seu período reprodutivo. Mas isso é perfeitamente NORMAL.

Quando falamos em CORRIMENTO, pensamos em uma doença, uma infecção, algo que precisa de tratamento. E sim, isso tem e precisa de tratamento. Mas aqui trata-se de uma secreção que incomoda, que provoca coceira, ou mau cheiro, ou inchaço e dor no local.

Quando falamos em MUCO vaginal, pensamos em uma secreção mais persistente, mas que não traz outros sintomas além de simplesmente existir! Não dói, nem arde, nem coça. Tende a ser claro, de transparente para branco, em quantidade variável ao longo de um ciclo menstrual. Essa secreção não requer tratamento, apenas entendimento e bons cuidados de higiene vaginal a fim de mante-la saudável.

Existem sim pessoas com infecções recorrente e de difícil tratamento. Nesses casos o primeiro ponto é ter certeza de qual agente está causando a doença. Além disso, o ambiente vaginal tem que estar saudável, outro ponto a ser garantido para o sucesso terapêutico. E por fim, as infecções recorrentes tendem a ocorrer em corpos com prejuízo da imunidade, com a resistência mais baixa, como por situações de stress, gestação, uso crônico de medicações, doenças crônicas descompensadas, trocas recentes de parceiros sexuais. Isso tudo tem que ser avaliado para sucesso no tratamento.

Mas, mesmo nesses casos, não esperamos que a mulher fique com corrimento vaginal a vida inteira, então acho muito importante que cada mulher conheça bem como funciona o seu corpo para poder conviver com ele muito mais harmoniosamente.

Confiram também outro post sobre o assunto: Corrimento Vaginal x Secreção Vaginal.

Não deixem de acompanhar o vídeo desse assunto que está lá no canal Mamãe Plena.

Beijokas, Denise

 

 

Veja também

Opções de Anti-concepcionais no Sistema Público.

Olá meninas, tudo bem? Acho que já devo ter comentado que trabalho tanto em clínica ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *