Home / Gestante / Diário de uma Gestação: 33a semana.

Diário de uma Gestação: 33a semana.

Fonte Foto: Fotolia. 33 semanas.
Fonte Foto: Fotolia. 33 semanas.

Olá meninas, tudo bem?

Na semana de número 33 da Gestação a maioria dos pequenos já está bem formadinha e todos os 5 sentidosaudição, tato, olfato, visão e paladar – estão se aprimorando. Eles conseguem, por exemplo, escutar bem e distinguir sons familiares como a voz da Mamãe, podem sentir suas mãos tocando o cordão umbilical ou o líquido amniótico, até mesmo o gosto do líquido, que eles ingerem, podem perceber. Com isso, o contato com o mundo externo vai lhes trazer sensações novas e muito interessantes.

Os ossos fetais vão se fortalecendo, endurecendo e consolidando, com exceção dos ossos do crânio, que tendem a manter um espaço entre eles, para permitir uma redução do diâmetro da cabecinha e facilitar o nascimento pelo canal do parto.

Por falar em parto, nessa semana da gravidez a maioria dos bebês já se posiciona de cabeça para baixo, mantendo a posição até o momento do parto. A posição ainda pode mudar, mas fica mais difícil com o avançar das semanas pois o bebê fica maior e o espaço reduzido, em especial pela redução gradativa que ocorre, a partir de agora, do Líquido Amniótico.

É muito frequente que toda essa movimentação fetal e posicionamento do bebê gere desconforto nas mamães, como dor em baixo ventre, na virilha, lombar e sensação de falta de ar.

Outro sintoma comum de ocorrer nessa reta final da gestação é sensação de dor, dormência e formigamento das mãos. Isso se deve, principalmente, pelo inchaço na região dos punhos, que comprime as terminações nervosas que garantem a sensibilidade das mãos. O simples ato de digitar ao computador ou de cortar legumes pode ser insuportável. Calma, isso passa logo após o parto. Para amenizar o problema procure massagear as mãos, beber bastante água, comer pouco sal. Apertar bolinhas macias próprias para esse fim também pode auxiliar.

Além do inchaço nas mãos, ele pode ocorrer de maneira generalizada. Só tome cuidado caso você note um inchaço repentino e muito rápido, em especial associado a elevação da Pressão Arterial. Caso isso ocorra procure imediatamente o seu médico.

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *