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O que são Carboidratos?

Felizmente eu percebo que cada vez mais as pessoas estão buscando uma Alimentação Saudável, sejam elas motivadas para ter um corpo mais bonito, sejam pensando realmente em viver melhor.

Porém, percebo também que muitas dessas pessoas não sabem ao certo o que estão fazendo quando se propõem a fazer uma dieta, em especial por não procurar ajuda profissional e apenas se basear na opinião dos outros. Primeiro grande erro!!!! Os profissionais da nutrição são muito importantes para quem deseja mudar ou melhorar a própria alimentação.

Outra confusão comum que vejo é o desconhecimento do que é realmente uma alimentação saudável. Parece que cada vez surge um super vilão da alimentação, aquele que deve ser combatido com todas as forças e excluído do nosso organismo!!! Calma gente, não é bem assim. Uma alimentação saudável de verdade inclui o equilíbrio de todos os grupos alimentares – o que não pode é consumir imitação de comida!

O grande vilão dos últimos anos vem sendo os CARBOIDRATOS. Mas afinal de contas, o que são esses alimentos tão temidos???

Para ajudar vocês a entender um pouco mais sobre o assunto, fiz um vídeo batendo um papo sobre os Carboidratos lá no canal Mamãe Plena. Não deixem de assistir e curtir muuuito!

Os Carboidratos representam um grupo de alimentos cuja função principal é de fornecer ENERGIA para o nosso corpo. Eles tem diversas outras funções, como atuar na formação da membrana das células e regular o metabolismo das proteínas, mas o papel fundamental deles é a Energia.

A gente sabe que nenhuma máquina funciona sem energia, e claro que o nosso corpo também não! Por isso é fundamental o consumo diário dos Carboidratos.

Os alimentos são divididos basicamente em 3 grandes grupos de Macromoléculas: Carboidratos, Proteínas e Lipídios. Desses, os Carboidratos são os que apresentam maior variedade de alimentos, e devem ser consumidos em uma proporção maior que os demais.

No grupo dos Carboidratos estão incluídos alimentos como pães, massas, farinhas, grãos, raízes, frutas, legumes. É um grupo alimentar riquíssimo e super variado.

O grande segredo para se conquistar uma alimentação saudável de verdade é o de escolher consumir no nosso dia a dia Carboidratos com melhor valor nutricional.

Existem Carboidratos que chamamos de simples pois são rapidamente absorvidos pelo organismo, elevando rapidamente a nossa glicemia (taxa de açúcar). Para quem busca uma perda de peso esse tipo de Carboidrato,  que podemos citar como exemplo pães de farinha branca, açúcares refinados, arroz branco, deve ser ingerido em menor proporção.

Mas, temos também os Carboidratos complexos, que possuem uma absorção mais lenta, elevando mais lentamente a glicemia e com isso promovendo também maior saciedade.Por isso devem ser a nossa escolha para a maior parte de refeições que fazemos. Nesse grupo podemos citar a aveia, batata doce, grãos integrais.

Além disso, não podemos nos esquecer das porções de Carboidratos que ingerimos. Isso também é fundamental para uma alimentação bacana de verdade. Além de controlar as porções, sempre recomendo não comer somente Carboidratos em uma refeição; eles devem ser combinados com outros grupos alimentares.

Bom, vou deixar vocês agora com o vídeo, mas gostaria que comentassem muito as dúvidas sobre o assunto, para que eu possa trazer conteúdo que realmente ajudem vocês nessa missão de ter uma vida saudável de verdade.

Beijokas, Denise.

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