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Sugestões de Carboidratos para o dia inteiro.

Na semana passada eu fiz um vídeo lá no canal Mamãe Plena falando um pouco com vocês sobre Carboidratos, alimentos que nos fornecem ENERGIA para as diversas funções que executamos no nosso dia a dia.

Mas eu percebo que muita gente tem dificuldade em entender quais alimentos são fontes de Carboidratos interessantes para consumir no dia a dia, e também não conseguem variar os alimentos ao longo das refeições, recorrendo sempre ao pão-arroz-macarrão-batata de sempre!

Pensando nisso, vim trazer aqui para vocês opções muito interessantes que podemos incorporar na nossa alimentação cotidiana. Para as mamães (e papais) de plantão, essas dicas são ainda mais interessante, pois além de cuidarmos da nossa saúde é fundamental que eduquemos os nossos filhos para que sejam também saudáveis, e a alimentação adequada é a base de tudo.

Vamos as sugestões?

Carboidratos
Fontes de Carboidratos.

Para o Café da Manhã:

Pão Caseiro Integral: o pão é o queridinho da maioria das pessoas para iniciar o dia, mas procure evitar alimentos ultra-processados e procure consumir aqueles com farinha ou grãos integrais, em especial os caseiros.

Aveia: além de excelente fonte de energia para começar o dia, a aveia é bastante rica em fibras, o que garante um melhor funcionamento intestinal, e também é importante fonte de ômega 3. Pode ser consumida com frutas ou iogurte, deixando a refeição saudável e deliciosa.

Mandioca: Essa raíz é uma fonte especial de Carboidrato, pois além de ser muito saborosa, fornece bastante energia ao nosso corpo e ainda contém propriedades anti-oxidantes e anti-inflamatórias. O consumo da Mandioca pela manhã pode ver variado: pura cozida com um pouco de sal e uma dose de manteiga; sobre a forma de tapioca ou até mesmo como polvilho – só não vale consumir a mandioca crua pois pode ser tóxica.

Para o Lanche da Manhã:

As frutas com alto teor de frutose – ou seja, mais ricas em carboidratos – são ótimas opções para os lanches da manhã, como por exemplo: banana, maça, pera, laranja, figo, uva, cereja.

Para o Almoço:

Arroz com Feijão: A tradicional “duplinha” da alimentação do brasileiro é uma excelente fonte de Carboidrato para o dia a dia. O importante aqui é variar os tipos, por exemplo com arroz integral, cozido com legumes, feijão de cores diferentes… Também é importante não exagerar no tamanho das porções. Uma dica simples é dividir o prato em 4 partes, sendo que somente 1 deles deverá conter arroz com feijão.

Aqui vou dar uma super dica. Vocês já viram a séria da Rita Lobo que dá dicas incríveis de como variar o Arroz com Feijão do dia a dia? Olha que sensacional: Pê-Efe.

Macarrão Integral: O macarrão é uma monte deliciosa de carboidrato, e pode sim ser consumida, mas não todos os dias. Também recomendo o consumo dos integrais, por agregarem maior valor nutricional à refeição.

Batata: Além de muito versátil, a batata é deliciosa, acessível e fonte importante de Carboidrato no nosso dia a dia. A minha sugestão aqui também é variar o tipo – batata doce, batata inglesa, batata baroa – e o modo de preparo – purê, assada, no cozido, como nhoque. Ah, procure também evitar a combinação com outras fontes de Carboidrato em uma mesma refeição.

Para o Lanche da Tarde:

Milho: O milho é uma maneira saborosa de consumir Carboidrato, e geralmente também muito divertida. Como espiga, faz a alegria da criançada. Como pipoca, ainda tem propriedades anti-inflamatórias. Isso sem falar nas receitas que podemos fazer como pão de milho, bolo de milho, sorvete de milho, suco de milho…

Torradas e Biscoitos: Quem aqui não adora um biscoitinho, hein? Não precisamos fugir deles para ter uma alimentação saudável, mas devemos sim fugir dos alimentos ultra-processados. Torrada com pão integral caseiro, queijo e geleia pode ser uma opção fantástica de lanche da tarde.

Para o Jantar:

Legumes: Para o jantar a minha sugestão é consumirmos o Carboidrato vindo de legumes ou vegetais, tais como: cenoura, beterraba, ervilha, abobrinha, berinjela, abóbora.  Os legumes em geral possuem carboidratos, porém em uma quantidade menor, já que normalmente são também ricas fontes de fibras, vitaminas, minerais e água, por isso são muito valiosos para o consumo no período noturno, quando o metabolismo já está mais lento.

Espero ter ajudado vocês a entenderem um pouco melhor como podemos e devemos incorporar os Carboidratos com bastante segurança no nosso dia a dia.

Beijokas, Denise.

 

 

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