Home / Nutrologia. / Qual é a melhor dieta para a minha Saúde?

Qual é a melhor dieta para a minha Saúde?

Não sou muito de ditados, mas tem um que eu gosto muito, aquele que diz: “Você é o que você come!”. Sim, acho que talvez ele seja um pouco radical, somos muito mais que isso, mas no quesito SAÚDE ele faz muito sentido. Não podemos pensar em saúde sem pensar em uma alimentação adequada. E o contrário é igualmente verdadeiro: praticamente todas as doenças estão associadas à alimentação, seja na causa dela, ou seja no tratamento.

Mas infelizmente percebo que hoje em dia há muita confusão quando se pensa em uma “Dieta Ideal”. Na verdade nem gosto deste termo, prefiro dizer uma “Alimentação Ideal”. A cada dia surgem novas “Dietas Perfeitas” e novas “Proibições Alimentares”. As pessoas começam cortar calorias, restringir grupos alimentares inteiros, se obrigar a comer coisas que não fazem parte do seu habitual ou de que nem gostam, e na maioria das vezes sem saber o que estão fazendo. E isso pode ter consequências muito sérias, não apenas no corpo, mas principalmente na saúde.

A nossa alimentação deve ser variada, balanceada, envolver todos os grupos alimentares, em proporções e em porções adequadas. O padrão alimentar de nós brasileiros é muito rica, completa. Baseia-se em alimentos de fácil acesso, que já fazem parte da nossa cultura, que agradam muito no sabor, e por isso deve ser a base da nossa alimentação.

Apesar de ser especializada em Ginecologia e Obstetrícia, comecei a estudar recentemente a área de Nutrologia, justamente para entender melhor como a Alimentação pode atuar a favor da nossa saúde, e vejo que essa ciência pode e deve ser aplicada em todas as áreas da Medicina. E essa semana gravei um vídeo lá para o Canal Mamãe Plena justamente para iniciar uma sequencia de bates-papo sobre esse assunto. Queria primeiramente trazer como alerta a todo mundo que não façam nenhum tipo de Dieta por conta própria. Procure sempre um especialista da área para primeiramente entender a sua saúde, depois entenda como funciona o seu corpo e aprenda quais são as necessidades dele. Só então determine como será a sua alimentação.

Queria aproveitar e pedir muito a ajuda de vocês nesse vídeo, compartilhando as dúvidas que vocês tem nesse assunto, para eu saber qual melhor conteúdo gravar para vocês. Então passem por lá, deixem um joinha para mim e todas as suas dúvidas.

Beijokas, Denise.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *